Perseverança nos estudos e uma boa administração do tempo fizeram André vencer o XXIV Exame

XXIV ExamePor: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online

Recebemos hoje em nosso quadro de entrevistas “Cheguei Lá” o aluno do Gran Cursos Online / Projeto Exame de Ordem, André Luiz Chaves Rocha, bacharel de Direito de Brasília, que conseguiu lograr êxito nas duas etapas do Exame de Ordem e que, em breve, se tornará um dos mais novos advogados do Brasil.

Nessa entrevista, André conta sobre a sua motivação em se tornar advogado e relata como foi o seu processo de preparação vitorioso que culminou na aprovação do XXIV Exame de Ordem.

O aprovado conta que vinha se preparando para o Exame de Ordem há aproximadamente 6 meses e destaca que a regularidade nos estudos nesse período foi essencial para assimilar os assuntos cobrados. “Me preparei por 6 meses, cerca de 4 horas diárias. Quando o edital foi publicado não mudou muita coisa, uma vez que os conteúdos não foram alteradas de um exame para o outro.”

Conciliando o trabalho, os estudos para a OAB e para a faculdade, o aluno soube administrar bem o tempo que dispunha. Ele destaca que a administração do tempo é um ponto fundamental para esse período e destaca que algumas renúncias são necessárias, por isso é importante tentar fazer uma programação do tempo disponível para utilizar todos os momentos possíveis em prol do seu objetivo.

“Deixei de fazer algumas atividades que gostava para que pudesse aproveitar mais tempo para os estudos. Dividi o tempo livre em dois momentos, antes do trabalho e horário do almoço. Em dado momento estudava as matérias da faculdade, no outro as disciplinas do exame de ordem. Como tinha pouco tempo para estudar, resolvi focar apenas no Exame. Abdiquei de algumas coisas que gosto bastante, como musculação e treinos de Jiu-Jitsu.”

André comenta que é imprescindível que o examinando conheça a estrutura da prova do Exame de Ordem, para saber quais conteúdos priorizar. “Não estudei todas as disciplinas do programa, preferi focar em ética profissional em razão do grande número de questões desta disciplina. Além disso, dei ênfase em algumas disciplinas como Direito Administrativo, Constitucional, Civil e Processo Civil a fim de melhorar minha pontuação nessas disciplinas.”

Ele destaca que a tradicional técnica de resolver questões foi muito proveitosa para avançar nos estudos. “Matérias como Penal, Tributário e Trabalho, estudei por meio de resolução de questões.”

Como o Exame de Ordem exige conhecimentos mais técnicos para a realização da 2ª fase, o aluno comenta que treinou exaustivamente a produção e execução de peças e questões de Direito Administrativo (disciplina de sua escolha) para essa etapa. “Resolvi as provas anteriores da banca. Um dia resolvia questões, no dia seguinte resolvia as peças dos exames anteriores. Em todas as resoluções de exercícios utilizava um cronômetro para ter noção do tempo e não ter problemas no dia da prova.”

Com o intuito de potencializar seus conhecimentos e fazer uma preparação de excelência, André ingressou em um curso específico do Gran Cursos Online para a OAB e logo percebeu que a metodologia traria mais praticidade, objetividade e qualidade em seus estudos. “Escolhi o Gran Cursos Online porque achei o sistema online prático e bem completo, além de já conhecer alguns professores do corpo acadêmico. O curso ajudou principalmente com as matérias mais extensas, pois otimizei um bom tempo ao assistir as videoaulas.”

O aluno destaca a importância do examinando se manter determinado em todos os momentos, inclusive se surgirem situações ou momentos de insucesso. Ele destaca que a perseverança que teve ao longo de todo o período de preparação foi essencial para a sua vitória. “Meu maior diferencial foi a perseverança, pois não fui aprovado por uma questão no famigerado no XXIII Exame que foi o maior índice de reprovação da história dos Exames, mas em nenhum momento pensei em desistir.”

Apesar da aprovação, o aluno comenta algumas falhas que viu após fazer uma autoavaliação da sua jornada de estudos. “Deveria ter resolvido mais questões objetivas. Acredito também que poderia ter prestado o Exame numa época um pouco mais tranquila na faculdade, uma vez que realizei a prova em período de finalização e apresentação de monografia, algo muito desgastante.”

O aluno reflete um pouco sobre a conquista e a sensação que sentiu ao ver seu nome figurando na lista de aprovados do XXIV Exame de Ordem. “Quando estamos prestes a nos formar, várias questões vem a nossa cabeça. Como será a nossa inserção no mercado de trabalho, ainda mais no ramo da advocacia que, como sabemos, é extremamente concorrido. Será que seremos bem sucedidos na profissão de advogados? Contudo, para responder essas questões, devemos primeiramente ser aprovados no exame de Ordem. Então, quando vi meu nome como aprovado, senti um misto de dever cumprido e alívio, mas, ao mesmo tempo, um frio na barriga, afinal o sonho do primeiro dia de aula da faculdade de me tornar um advogado chegou e logo estarei atuando conforme sempre desejei.”

O aprovado deixa algumas dicas para quem está começando a estudar para a OAB agora, ou mesmo para os candidatos que ainda não conseguiram vencer essa etapa. “A dica é estudar com afinco e não desanimar com eventuais percalços que possam ocorrer durante a trajetória. Não se preocupe em gabaritar a prova, a matéria é muito extensa. Preocupe-se em atingir a pontuação exigida, uma boa nota virá conforme a sua dedicação perante os estudos.”

Por fim, ele deixa algumas palavras de motivação para os candidatos que prestarão os próximos Exames:

“Como diz um trecho de uma música da minha banda favorita: “Se começar foi fácil, difícil vai ser parar.” Acredite nos seus sonhos, a aprovação no Exame de Ordem é a primeira de uma série de conquistas que ainda estão por vir.”


Você foi aprovado na OAB com a ajuda do Projeto Exame de Ordem? Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada!

Estude conosco e tenha a melhor preparação para a 1ª e 2ª fases do XXV Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

One Response
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *