Como desenvolver o hábito de estudar

Projeto Exame de Ordem | Cursos Online

Por Leandro Piccini

Uma das coisas que mais facilitam a vida de um estudante é desenvolver o hábito de estudo. Até o final da leitura você vai aprender porque o hábito de estudar é importante e como desenvolvê-lo, ideal para quem quer estudar para provas ou concursos.

Antes de iniciarmos esse artigo quero apresentar rapidamente para você o que é um hábito e de que maneira ele influência sua vida.

Ah! Esse é mais um artigo que você vai precisar de uma folha ou o bloco de notas do computador aberto para anotar as informações, deixe tudo pronto antes de começar sua leitura.

O que é um hábito?

Hábito pode ser definido como um comportamento que determina a pessoa que aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo.  

Quando você o executa um hábito diversas vezes, ele passa a ocorrer de maneira automática. Por que isso é importante? Porque é justamente o que você vai usar para conseguir estudar com mais eficácia.

Hábitos acontecem porque a todo o momento o nosso cérebro está procurando maneiras de poupar esforço. O cérebro tenta transformar toda ROTINA em HÁBITO. Dessa forma o cérebro se torna mais eficiente. Pense em quantas ações você realiza e nem sequer pensa nelas, como escovar os dentes, amarrar os cadarços, pentear os cabelos. Até ações mais complexas como dirigir ou executar tarefas complicadas no trabalho.

A  ROTINA pode se tornar um HÁBITO, ou seja, tudo o que você executa repetidamente. Um dos problemas disso é que você pode desenvolver um bom hábito ou um mau hábito.

  • Bons hábitos são aqueles que tornam sua vida mais produtiva ou saudável sem prejudicá-lo, por exemplo, o hábito de estudar todos os dias ou de exercitar-se;
  • Maus Hábitos são aqueles que te prejudicam, por exemplo, o hábito de ficar 3 horas por dia nas redes sociais ou navegando a toa na internet.

Não vou me aprofundar muito sobre hábitos nesse artigo. Caso você tenha interesse no tema recomendo a leitura do livro O poder do Hábito de Charles Duhigg, nele você vai aprender mais sobre como se originam os hábitos.

Ok, você já sabe a importância dos hábitos em sua vida, agora quero que você compreenda qual a importância dele para seus estudos.

Por que é importante desenvolver um hábito de estudos?

Algo interessante acontece comigo desde que desenvolvi o hábito de estudar. É o sentimento de falta que eu sinto todas as vezes que não consigo estudar ou pelo menos ler um livro, é como se faltasse alguma coisa no meu dia.

Eu já não consigo passar longos dias sem estudar, pense nisso alongo prazo. Com o tempo isso só gera mais conhecimento.  É exatamente esse hábito que me ajuda a estudar mais e mais e é por isso que você deve desenvolver seu hábito de estudo.

Você não vai aprender tudo o que precisa da noite para o dia, as coisas acontecem com o tempo, pouco a pouco. Dias atrás eu postei algo sobre isso no Facebook:

A maneira mais fácil que você tem para estudar todos os dias é desenvolvendo um hábito de estudos.

Nós já vimos que hábitos são maneiras do cérebro se tornar mais eficiente. Ele alivia a preocupação de ter que pensar em todas as ações para deixar a mente livre para fluir e raciocinar.

A eficiência no cérebro é sentida todas as vezes que você começa uma sessão de estudos. Sua memória fica mais afiada, seu raciocínio mais ágil. Você não fica preso horas sobre um tema de estudos, pois as informações em seu cérebro são sempre trabalhadas, facilitando muito mais seu aprendizado.

“Lembre-se, os bons hábitos de estudos tornam sua vida de estudante muito mais fácil.”

Entendeu porque ele o hábito é importante para seus estudos? Então vou te explicar como desenvolver o hábito de estudos.

Como desenvolver o hábito de estudos?

Um hábito de estudo eficaz possui três estágios, a deixa, a rotina e a recompensa. Vou resumir para que você entenda cada um:

  1. Deixa: É algum tipo de estimulo que faz com que seu cérebro entre no automático. É a deixa também quem define qual o tipo de hábito deve ser usado.
  2. Rotina: É a ação que você executa repetidamente. Esta ação pode ser física, mental ou emocional.
  3. Recompensa: É o que ajuda seu cérebro definir se um hábito deve ser memorizado ou não.

Todos os hábitos possuem esses 3 estágios, por exemplo, uma pessoa que tem o hábito de passar horas na rede social. Para essa pessoa um simples som emitido pelo celular ou computador é sua deixa. Sua rotina é passar horas navegando e a recompensa é a sensação de prazer ao acessar álbuns de fotos, comentar postagens, ou simplesmente um alívio por deixar as preocupações de lado.

Há ainda mais um estágio que complementa todos, mas quero falar dele mais para frente, atente-se somente a esses três por enquanto.

Eu tenho um próprio método que utilizo para criar meus hábitos. Através desse método desenvolvi o hábito de exercitar-me todos os dias, estudar, me alimentar melhor e inclusive dormir melhor.

Vou explicar detalhadamente cada passo para que você consiga criar seu próprio hábito de estudos.

1° Passo: Identificando a Rotina

“O hábito torna suportáveis até as coisas assustadoras.”

(Esopo)

Uma rotina perfeita é quase como um ritual, você executa tudo corretamente todos os dias. Pessoas que não gostam de rotina podem achar que isso é um problema, mas não é.

Primeiro você precisa identificar como está sua rotina? Como estão seus horários e atividades todos os dias.

Para facilitar seu trabalho escreva em uma folha todos os dias da semana e seus horários. Você não precisa detalhar muito a respeito do seu dia, isso é só para você ter uma ideia de quais os horários você está livre e a quantidade, veja a imagem:

Importante! Nós não estamos fazendo aqui o plano de estudos, é somente um esboço para você desenvolver seu hábito de estudos. Mais a frente você irá aprender a desenvolver seu plano de estudos.

Observando o exemplo que coloquei você deve ter percebido que das 18 Horas até às 21 Horas é o horário que mais tenho livre, ele se repete por 4 dias da semana.

Além do mesmo horário é também é necessário o mesmo local. Um mesmo local reforça seus hábitos de estudos, seu cérebro percebe que você está executando uma mesma tarefa em um local seguro, ajudando a reforçar seu hábito.

Onde você está quando tem seus horários livres? Está em um local apropriado para os estudos?

Voltando ao meu exemplo, todos os dias livres eu não estou em casa, mas estou um local que me propicia a tranquilidade necessária para estudar.

Se você não estiver em um local ideal para estudar como sua casa, biblioteca ou local silencioso então você deverá ver um horário que bata com um local tranquilo para estudar, procure outro horário ou tente estar em um local adequado.

Importante: Pode ser que seu local não seja o mesmo a semana toda, não tem problema, desde que você mantenha uma rotina semanal ou mensal.

Você já tem definido seu horário e seu local de estudos, tudo certo para você desenvolver seu hábito de estudos poderoso. Agora chegou o momento de definir quanto tempo de estudo.

2° Passo: Comece estudando devagar e progrida com o tempo.

“Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.”

(Confúcio)

Eu sempre repito a importância de começar devagar, não adianta você querer se apressar. Começar um hábito exige tempo, e para isso é preciso paciência.

Você precisa estudar todos os dias para conseguir manter o hábito de estudar, por isso minha recomendação é que você comece com uma sessão de estudos de apenas 20 minutos. Vá aumentando 10 minutos de estudo por dia.

Seguindo essa rotina até o final do mês você estará estudando 5 horas por dia. No início você começara com leituras leves e apenas uma matéria de estudo, mas até o final do mês você já estará seguindo um cronograma de 5 Matérias por dia. Logo abaixo eu disponibilizo um cronograma para você seguir.

Você deve começar com pouco para que seu cérebro e organismo se acostumem com a estudar. Essa é a melhor forma de você começar a estudar e desenvolver um hábito de estudo sólido. Você pode pensar que 20 minutos de estudo, mas lembre-se que você está progredindo e a cada dia você vai estudar um pouco mais.

Agora vamos transformar toda essa rotina em um hábito duradouro.

3° Passo: Definindo a sua deixa

“Repetir para aprender, criar para renovar.”

(Ezra Pound)

Uma deixa acontece logo no primeiro horário, quando você acorda. A primeira coisa que você faz durante o dia é a sua deixa, ela já informa seu cérebro as coisas que poderão acontecer e de que maneira ele deverá lidar com elas, o seu hábito.deixa-habito-de-estudos

Você deve manter as mesmas ações todos os dias, para que seu cérebro identifique seu hábito. Dois exercícios são essenciais para que você desenvolva um hábito de estudos perfeito, eles devem ser executados antes de dormir e na hora de acordar.

Fazer antes de dormir e ao acordar é importante, pois é o momento em que seu cérebro está trabalhando com ondas capazes de influenciar seu inconsciente. Uma vez que você tenha o inconsciente a seu favor, as coisas ficarão ainda mais fáceis.

Exercício antes de dormir

Todas as noites antes de dormir pense em seus objetivos. O porquê de você estar se dedicando nos estudos. Para fazer isso você deve ter seus objetivos definidos conforme eu ensinei no artigo sobre motivação para estudar.

Quando pensar em seus objetivos visualize onde você quer estar, sinta como será sua vida ao completar esse objetivo. Faça isso todas as noites pouco antes de dormir.

Exercício após acordar

Todos os dias a primeira coisa que você vai fazer ao acordar é pensar sobre o motivo de você estar levantando naquela manhã. Você brevemente irá mentalizar seu objetivo e visualizar seu dia de estudos, se possível repita em voz alta ao acordar:

 “Hoje é dia de estudar, dia de seguir rumo aos meu objetivo que é (Aqui você fala qual é seu objetivo)”.

E na mesma hora lembre-se do seu horário de estudos e que você estará pronto para estudar e entusiasmado por estar seguindo seu sonho.

Sua deixa antes de começar a estudar

Logo antes de começar seus estudos você irá fazer uma ação que seja capaz de informar a seu cérebro para o hábito entrar em ação. É obvio que ele já está alerta desde o dia anterior quando você fez a visualização antes de dormir. Mas essa atividade diária é o que irá disparar seu hábito de estudo.

Eu particularmente gosto muito de usar música, ela consegue influenciar as emoções no cérebro e isso é ótimo para desenvolver o hábito. Mas você pode usar qualquer estímulo vou dar alguns exemplos do que você pode fazer logo antes de estudar:

  • Tomar banho antes de sua sessão de estudos. É bom para relaxar e deixar você preparado para estudar. É só você manter a rotina de tomar banho e logo em seguida começar a estudar.
  • Fazer uma atividade física também é excelente. Você pode se exercitar e logo em seguida tomar um banho, (ou não, mas acho que você não vai conseguir estudar cheirando mal 😉 ) após o banho comece sua sessão de estudos.
  • Tomar água. Parece bem simples né? Mas ao tomar água você se refresca e hidrata seu corpo, você pode manter o hábito de tomar um copo de água sempre antes de estudar.
  • Escutar uma música animada. Escutar uma música animada deixa seu cérebro em alerta e pronto para aprender. Você pode fazer uma sessão de músicas animadas sempre antes dos seus estudos.

Sua deixa deve ser executada todos os dias conforme expliquei, antes de dormir, ao acordar e pouco antes de começar a estudar. Fazendo isso você vai reforçar o hábito de estudar.

4° Passo: Definindo sua recompensa

“A maior recompensa para o trabalho do homem não é o que ele ganha com isso, mas o que ele se torna com isso.”

(John Ruskin)

Você vai definir o estímulo que ligará toda a sua rotina. Uma recompensa é o que faz o hábito ser o que é. O cérebro identifica como hábito tudo o que ele considera como recompensa, o problema é que ele pode considerar tanto uma dose de nicotina quanto uma de açúcar, só que nós sabemos que ambas possuem efeitos bem diferentes em um organismo.recompensa-habito-estudos

O que você vai fazer é manipular sua própria recompensa, de forma que seu cérebro acredite ser um hábito que vale a pena ser guardado e entrar em ação todos os dias. Você decidirá que recompensa irá receber logo após seus estudos.

Eu geralmente não tenho uma regra para recompensas, tudo o que você considera bom para você pode ser usado, desde um bolo de chocolate até uma sessão de filmes. Você precisa apenas decidir o que você mais gosta de fazer, comer, assistir ou sentir?

Vou te apresentar alguns exemplos de recompensas e de que maneira você pode utilizá-las para seu deleite pós-estudos 😉 .

  • 1 hora de Vídeo Game. Você é viciado em jogos? Então sua recompensa pode ser 1 hora de vídeo game ou até mais dependendo do seu tempo, só não exagere.
  • 1 pedaço de alguma guloseima. Essa aqui é perigosa pois pode te fazer ganhar uns quilos extras. Mas um pouco de doce não faz mal a ninguém, então se você é dos amantes de doces, recompense-se com sua guloseima favorita após estudar.
  • Filmes ou séries. Se você é dos fãs de séries ou filmes essa pode ser sua recompensa. Um episódio de seriado ou um filme são ótimos atrativos.
  • Dormir? Sim, muitas pessoas adoram uma boa soneca, e você pode também fazer disso sua recompensa. Terminou de estudar, então só dormir e descansar, só lembre-se de fazer a mentalização antes de dormir.
  • Navegar na net. Quando você terminar de estudar pode se dar de presente 1 hora de acesso a internet livre e sem remorso de estar trocando os estudos pela internet. Aproveite sua recompensa e navegue na internet tranquilamente, só cuide para não exagerar.

Ao aproveitar sua recompensa desfrute ao máximo, sinta a alegria e felicidade de terminar sua meta diária e fique tranquilo. Quanto mais emocional for sua recompensa, melhor se fixará seu hábito.

Porque tudo isso funciona?

Logo acima mencionei que além dos 3 estágio que regem um hábito, há também mais um, esse estágio é o anseio. É ele quem une seu hábito e faz com que você execute essas atividades todos os dias.rotina-habito-de-estudos

Para definir de maneira simples o anseio funciona como uma antecipação. Ao acordar todas as manhãs e realizar o exercício de visualização você já começara a ansiar pela sua recompensa no final do dia, ou seja, estará alerta e inconscientemente aguardando pela sua sessão de estudos que começará mais tarde. Com isso sua rotina se manterá intacta todos os dias

Por isso é muito importante que você mantenha esse ritual ininterruptamente pelos próximos dias, até que seu cérebro identifique tudo isso como um hábito que deverá ser seguido, com o tempo o anseio tomará conta para que você execute tudo sem falha.

Colocando em prática o hábito de estudar.

Vou mostrar de maneira simplificada como você deverá prosseguir nos próximos dias para construir seu hábito de estudos. Antes de colocar em ação lembre-se de ter realizado todos os 4 passos anteriores.

Cronograma

Horários: Seus horários deverão ser os mesmos em sua rotina, evite trocar a hora que começa seus estudos. Esses horários também podem ser flexíveis desde que você tenha uma rotina, por exemplo, pode ser que na segunda você esteja livre das 8 as 11 horas e o resto da semana você esteja livre das 17 as 20 horas, Não tem problema desde que isso se repita nos próximos 30 dias.

Materiais de estudo: Por enquanto não se preocupe com o que estudar ou em dividir matérias, apenas comece. Você está formando aqui seu hábito de estudos. Depois que você tiver começado que vem o planejamento. Mais a frente você irá aprender a fazer um plano de estudos perfeito.

Local de estudos: Se possível tente manter seu local de estudos organizado, deixe tudo sempre nas mesmas posições, lembre-se que o hábito é reforçado quando tudo permanece igual. Deixe na mesa somente o que você vai usar para estudar. No começo será apenas um livro, isso facilitará para você.

Caso não tenha um local de estudo fixo, tenha uma bolsa ou mochila especial para estudar, nela deve ter um caderno ou folhas de anotações, o livro que você estará estudando e um estojo com lápis, canetas, marcadores, etc.

1° e 2° Semana: Estude apenas uma matéria e comece devagar, leia aos poucos entendendo cada ponto, ainda não resolva questões apenas leia e faça anotações, não tenha pressa.

3° Semana: Estude 1 matéria de 2 horas e 1 matéria de 1 hora. Nessa fase você já deverá estar lendo um pouco mais, também deverá usar as técnicas de aprendizado ativo para aprender com mais eficácia.

4° Semana: Estude 1 Matéria de 2 Horas, 2 de 1 Hora e 2 de 30 minutos. A partir de agora você já estará resolvendo questões, fazendo anotações, assistindo vídeo aula e tomando notas.

Siga essa rotina por 60 dias: Ao final de 30 dias você estará estudando uma média de 4 a 5 horas por dia. A partir desse ponto você deverá executar a mesma rotina mais 30 dias, só que dessa vez você estudará 4 a 5 horas por dia durante 30 dias, repetindo a sequencia de mesmas matérias e horários.

E se eu falhar? Pode ser que em algum dia do mês você não consiga executar sua rotina, não se culpe por isso, existem dias que são difíceis por inúmeras questões, apenas não aumente os 10 minutos do dia seguinte e continue seguindo em frente, é só aumentar um dia a mais no final de sua rotina.

Mas lembre-se de que estudar é sua prioridade, então nada vem antes, a menos que seja uma emergência real, e uma noite no bar com a galera não é uma emergência. Tenha disciplina.

Com isso você terá criado seu hábito de estudo. Ao final do 60° dia seu organismo sentirá vontade de estudar no mesmo horário que você estabeleceu, conforme você leu logo acima, você terá um anseio por estudar todos os dias.

Concluindo

A nossa vida é regulada pelos hábitos, são poucas pessoas que a cada dia tem uma rotina diferente, por isso usar a força desses hábitos é ótimo para aumentar seu desempenho como estudante.

Se você aplicar tudo corretamente, será um estudante preparado. Não será aquele tipo de estudante que fica sempre desesperado quando sai um edital ou tem que fazer uma prova. A melhor maneira de obter sucesso em provas e concursos é estar sempre preparado.

Aplique a partir de amanhã os passos que você aprendeu aqui, não perca tempo. Não espere começar a semana ou o próximo mês. Comece logo, quanto antes você começar, mais rápido formará seu hábito de estudos.

Próximos passos:

  1. Programe-se hoje para amanhã mesmo começar a por em prática seu hábito de estudos, não perca tempo com detalhes como “o que estudar?” Apenas comece.
  2. Deixe um comentário informando porque você está se dedicando aos estudos. Pense nisso como um exercício para você já começar a desenvolver sua rotina de estudante ativo.

Até a próxima, abraços! 🙂

 

Fonte: estudareaprender.com

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXIV Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *