Dicas para superar a falta de concentração na leitura

Por Projeto Exame de Ordem | Cursos Online

Atenção é essencial para uma leitura efetiva, seja um relatório de trabalho ou um romance. Forçada ou espontânea, a atividade exige esforço extra para pessoas com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que sofrem com a dificuldade de concentração, especialmente sobre temas que não sejam prazerosos e de interesse próprio. O TDAH é bastante comum e de maior ocorrência em homens — numa proporção de três para um. Ainda sem cura, existe tratamento disponível para o controle baseado em doses de metilfenidato. Outra opção é a terapia cognitivo-comportamental. “Nela o paciente é submetido a aproximações sucessivas à leitura, para que, aos poucos, desenvolva o hábito”, conta a psicóloga Karen Camargo. Confira cinco dicas da especialista para superar a falta de concentração:

1. Pense em temas que goste. Identificada a preferência, opte por assuntos introdutórios. Muitas pessoas erram ao escolher publicações de conteúdo especializado ou técnico e acabam desanimando.

2. Escolha o melhor momento e local para ler. Iluminação adequada é fundamental para não forçar a vista, enquanto um ambiente sem ruídos  colabora para manter-se concentrado. O assento não deve ser confortável o bastante para relaxá-lo completamente, ao mesmo tempo em que ofereça uma posição que não o incomode. 

3. Faça anotações e, se possível, grife trechos.

4. Mantenha-se motivado. Não deixe para interromper a leitura quando chegar a um trecho de menor interesse. O ideal é ficar motivado para os próximos capítulos

5. Não estipule uma taxa de leitura. Ela deve ser natural, sem pressão. Dessa forma, quem busca adquirir o hábito perde o interesse por não atingir determinadas metas.

 

Fonte: revistavivasaude.uol.com.br

 

 

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXIV Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *