Doutrina OAB: 1ª fase XXIV – O que priorizar nos estudos de Direito Civil e Processual Civil ?

Direito Civil e Processual CivilPor: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online

Olá, pessoal. Tudo bem? Como é bom saber que existem pessoas tão capazes e determinadas como vocês.

Bem, sou o professor Eduardo Galante e estou aqui para trazer mais dicas para a prova da 1ª fase do Exame de Ordem, em especial dicas das disciplinas Direito Civil e Direito Processual Civil.

Estudar com estratégia é fazer com que um desafio vire aliado. Segundo o Dicionário dos Significados, estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico. Ainda, a palavra estratégia tem vários significados e é um conceito que está presente em vários contextos, sendo, por isso, de difícil definição. Em sentido figurado, uma estratégia normalmente é estipulada para ultrapassar algum problema e, nestes casos, pode ser sinônimo de habilidade, astúcia ou esperteza.

A partir desse contexto, minha experiência como professor me permite inferir que estudar com estratégia significa, em termos práticos, alcançar um objetivo tão almejado de forma segura e num lapso temporal adequado às minhas pretensões.

Uma boa estratégia de estudos para a prova da 1ª fase do Exame de Ordem é estudar os temas mais recorrentes de cada uma das disciplinas que compõem o Exame, dando prioridade para aquelas que contribuirão com um número maior de questões.

Só para que vocês possam ter ideia da distribuição de questões da prova da 1ª fase, as disciplinas Ética, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Processo Penal contribuem, em média, com um total de 47 questões, representando aproximadamente quase 60% do total da prova.

Já as disciplinas Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Tributário e Direito Empresarial contribuem com cerca de 21 questões, representando aproximadamente 27% da prova.

E, por fim, as disciplinas Direitos Humanos, Direito Internacional, ECA, Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Filosofia do Direito contribuem, em média, com 12 questões, o que representa aproximadamente 15% da prova.

Então a sua estratégia deverá contemplar uma dedicação maior àquelas disciplinas que contribuirão com um número maior de questões.

Ainda dentro do tema estratégia, como professor das disciplinas de Direito Civil e de Direito Processual Civil, sugiro a você que foque os seus estudos nos assuntos que são mais recorrentes nas provas. Tudo bem, professor, mas quais são esses assuntos? Vamos lá.

 

Direito Civil (7 questões)

O conteúdo de Direito Civil é muito extenso. Estudar os assuntos mais cobrados surtirá melhores resultados nessa matéria em comparação com a Ética e com o Estatuto da OAB, por exemplo.

Para gabaritar as questões de Direito Civil, dê ênfase à revisão das obrigações, de direito da família, contratos, direito das sucessões e, por fim, direitos reais.

Já em Direito Processual Civil, os assuntos mais cobrados são os seguintes, em ordem de maior incidência: execução, recursos, processo ordinário, procedimentos especiais e sentença.

Assim, será possível estabelecer uma estratégia vitoriosa, e certamente a primeira fase do Exame de Ordem será superada.

Eu farei um resumo sobre esses assuntos e publicarei aqui para todos vocês. Queremos todos aqui, pois o nosso comprometimento é com a sua preparação e com a sua aprovação.

 

Bem, pessoal, acredito que com essas dicas vocês terão condições de fomentar os seus estudos para enfrentar o Exame de Ordem.

 

ESTUDAR E TRANSFORMAR!


eduardoEduardo Galante é Mestre em Direito pela Universidade São Carlos, mestrando em Educação pela Universidade da Cidade de São Paulo – UNICID, especialista em Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo e em Direito Penal pela Faculdade Processus. Graduado em Direito e em Secretariado. Professor de cursos de pós-graduação e de graduação em faculdades de Brasília, tendo ministrado disciplinas, como: Direito Civil, Direito Processual Civil, entre outras. Ministra cursos preparatórios para concursos públicos e para o Exame da Ordem. É professor em cursos de extensão e de atualização na área jurídica. Palestrante, instrutor e consultor para certames públicos. Servidor Público há 25 anos.

 


  Estude conosco e tenha a melhor preparação para a 1ª e 2ª fases do XXV Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *