Momento Filosofia OAB: Artigos, dicas e reflexões críticas com foco no Exame de Ordem da OAB

Momento Filosofia OABPor: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online

Filosofar significa questionar, procurar os porquês, atuar em busca do saber e por amor a ele. A filosofia não é uma ciência, é muito mais uma reflexão, uma maneira de rediscutir dogmas e (re)construir fundamentos.

Mas qual a sua relação com as atividades jurídicas e por que os principais concursos públicos do país, bem como o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, têm exigido dos(as) candidatos(as) o domínio desse tipo de conhecimento reflexivo e crítico?

Ora, vivemos em uma sociedade complexa e multicêntrica, com variados tipos de problemas a serem solucionados, confrontos a serem pacificados e expectativas normativas a serem estabilizadas.

Nesse contexto, para que o paradoxo da justiça se equilibre entre a consistência (segurança) jurídica e a adequação social, faz-se necessário um profissional do direito que entenda a complexidade na qual o sistema jurídico está inserido.

Em síntese, não é possível colaborar com a efetivação de direitos sem um conhecimento interdisciplinar, sem exercitar uma racionalidade transversal.

Dito de outra forma, um mundo complexo, com problemas complexos, não aceita profissionais com pensamentos subcomplexos e reducionistas, sendo o pensar filosófico fundamental para ampliar o horizonte cognitivo dos(as) futuros(as) advogados(as).

Assim, o objetivo desse “momento filosofia” é não apenas o de contribuir com sua aprovação no Exame da Ordem, mas também o de introduzir o hábito de pensar filosoficamente.

Então, prontos para filosofar?

Confira abaixo os artigos já publicados:

Artigo 01 –  A escola histórica do Direito

Artigo 02 – A escola da Exegese (do jusnaturalismo ao positivismo)

Artigo 03 – O normativismo Kelseniano: aplicação e criação do direito

Artigo 04 – Validade, legitimidade e eficácia: a desuetudo na teoria pura do direito

Artigo 05 – Norma individual: Kelsen e a criação judicial do Direito

Artigo 06 – Solução de conflitos entre normas jurídicas na perspectiva Kelseniana

Artigo 07 – Direito e verdade: da tradição essencialista ao giro linguístico

Artigo 08 – Luhmann: o Direito da sociedade

Artigo 09 – Antropocentrismo Grego: animais como seres a serviço dos homens

Artigo 10 – O pensamento escolástico sobre a natural hierarquia entre os seres

 

 

 

 


Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, em co-tutoria com a Universidade de Roma – La Sapienza. Graduada e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Procuradora Federal, desde 2009. Atualmente exerce o cargo de Diretora da Escola da Advocacia Geral da União. É Editora-chefe da Revista da AGU, atualmente qualis B2. É instrutora da Escola da AGU, desde 2012Foi professora da Graduação e da Pós-graduação da Faculdade Estácio Atual. Aprovada e nomeada em diversos concursos públicos, antes do término da graduação em direito, dentre os quais: Procurador Federal, Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Técnica Judiciária do Tribunal Regional do Trabalho 6ª Região, Técnica Judiciária do Ministério Público de Pernambuco, Escrivã da Polícia Civil do Estado de Pernambuco.

 


 

 Estude conosco e tenha a melhor preparação para a 1ª e 2ª fases do XXV Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *