Saiba como combater o cansaço e estudar com mais energia

Gran OAB | Cursos Online

Preguiça, fadiga, cansaço. Seja qual for o nome que se dê, o fato é que ficar cansado ao longo dos estudos é algo mais do que normal. Vivemos em um mundo moderno, em que uma grande parcela da população trabalha em frente a um computador, e em que cada vez mais se exige pensamento rápido, criatividade e empreendedorismo; é muito fácil deixar o cérebro “cansado”.

Há também quem precise andar para lá e para ca o dia inteiro, trabalhar, ir à academia, fazer compras no mercado; o corpo fica esgotado e precisa de um descanso. O cérebro também. Culpa do excesso de afazeres e atividades, que demandam uma química necessária para manter o corpo e a mente ativados, e se “esgotam” em algum momento do dia.

Essa química é composta por hormônios e neurotransmissores, como cortisol (um dos grandes responsáveis pela preparação do organismo para os enfrentamentos dos desafios do dia a dia e das situações de perigo) e a noradrenalina (neurotransmissor responsável pela sensação de motivação e também da atenção).

Vários estudos mostram queda nessas substâncias durante esses períodos de estafa, e as consequências mais imediatas são falta de atenção, dificuldade de memória, perda de concentração, pensamento mais lento, desânimo, alterações no sono e, é claro, cansaço – excessivo e crônico. Uma situação bem desfavorável para a vida dos concurseiros, especialmente para aqueles que se preparam para os concursos previstos para 2015.

O pulo do gato está em desenvolver o que pode se chamar de uma boa “higiene de estudo”. Em outras palavras, cultivar bons hábitos para ser capaz de estudar nas condições de um dia a dia atribulado.

Cinco fatores que previnem o cansaço mental

Caso seus exames clínicos estejam “ok”, não custa dar uma mãozinha para manter o astral e ficar longe de problemas que possam ser originados pelo cansaço mental. Listamos, a seguir, cinco aspectos básicos para ajudar a combater o problema e, dessa forma, manter o seu nível de rendimento nos estudos.

Alimente-se bem

Uma alimentação adequada é uma grande aliada na prevenção da fadiga mental. Manter os níveis do complexo B e o magnésio são fundamentais. As vitaminas B1, B2 e B3 estão relacionadas de maneira mais direta na transformação da glicose dos alimentos para energia que faz as células funcionarem. E o magnésio tem ações importantes nas células musculares e também participa dos impulsos nervosos do cérebro. Aveia, arroz integral, ovos, banana, abacate, ervilhas, brócolis, vegetais verde-escuro e feijão são algumas boas fontes.

Faça exercícios… Físicos

Praticar esportes ou realizar qualquer tipo de atividade física ajuda a manter o cérebro ativo e alerta por muito mais tempo, o que evita a fadiga mental. Portanto, a recomendação de exercícios diários por pelo menos meia hora vale para os concurseiros: caminhadas ao ar livre ajudam a relaxar e eliminar o stress.

Durma o suficiente

É preciso dormir pelo menos sete a oito horas por dia para ter um descanso adequado e evitar fadiga e cansaço físico e mental. É enquanto dormimos que o corpo repõe as energias para começar o dia com grande vitalidade.

Espaireça

Estimule a mente com palavras cruzadas e caça-palavras. Para quem não gosta, ler um bom livro é a dica para manter o cérebro ativo enquanto relaxa.

Ambiente adequado

Tente manter o ambiente confortável e tranquilo, mas também evite ficar horas a fio debruçado sobre os livros de estudo. Realizar pequenas pausas, “esticar as pernas” e caminhar pela casa ajuda a relaxar o cérebro.

 

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXVI Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online conta com um projeto focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, o Gran OAB. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *