Dicas gerais para a resposta às questões subjetivas da 2ª fase OAB

XXVIII Exame de Ordem: prova da <strong>2ª fase OAB</strong> acontecerá neste domingo, 05/05.

XXVIII Exame de Ordem: prova da 2ª fase OAB acontecerá neste domingo, 05/05.

Gran OAB

Olá, doutores(as), futuros advogados e futuras advogadas!

Vamos falar de algumas dicas importantes pra hora da sua prova de 2ª Fase? Gostaria de dar especial atenção a vocês que vão fazer a 2ª Fase da OAB neste domingo, dia 05/05!

1ª dica: ADMINISTRE BEM O SEU TEMPO!

Lembre-se, você tem 5 horas para:

  • Analisar a situação problema da peça prático-profissional e de cada uma das 4 questões;
  • Estruturar a sua resposta e localizar a fundamentação;
  • Transcrever a resposta para a folha de respostas!

Seguem algumas recomendações para essa fase inicial da sua prova:

1)        Analisar a situação problema da peça prático-profissional e de cada uma das 4 questões;

Aqui a dica é: em primeiríssimo lugar, leia a situação problema proposta para a elaboração da sua peça prático-profissional, e já identifique o que o examinador está cobrando de você (é uma petição inicial, é um recurso, qual?); em seguida, passe à análise das questões; para cada questão,  faça a sua leitura de forma estratégica! Comece pelas perguntas e depois leia a situação problema focado nas informações necessárias para responder os questionamentos. Você já deve ter percebido que há muitos detalhes irrelevantes que são colocados na descrição do problema, então quando você tem as perguntas em mente, fica mais fácil focar no essencial!

2) Estruturar a sua resposta e localizar a fundamentação: para estruturar as ideias para a sua resposta tente elaborar um roteiro com palavras-chave, incluindo ao lado a fundamentação necessária (artigos de lei e/ou jurisprudência).

3) Transcrever a resposta para a folha de respostas!

Fique muito ligado(a) para finalizar a estruturação das suas respostas e deixar tempo suficiente (dica: pelo menos 1h30) para transcrever as suas respostas.

 

2ª dica: RASCUNHO x ESQUEMA:

Muitos alunos perguntam se é viável elaborar rascunho das respostas e da peça… Tenha a consciência de que NÃO há tempo suficiente para você elaborar rascunho em forma de frases completas (ou de texto dissertativo)… Mas ao mesmo tempo, é importante antes de começar a responder as questões ou montar a sua peça, que você elabore um roteiro (ou esquema) para a sua resposta, organizando as suas ideias com o uso de palavras-chave.

Por exemplo, se você vai responder uma questão sobre responsabilidade civil, você pode esquematizar assim:

conceito de responsabilidade civil: se você se recordar da doutrina correspondente, basta indicar o autor: ex.: De acordo com O AUTOR FULADO DE TAL, responsabilidade civil é …..

espécies: objetiva X subjetiva

requisitos: objetiva – dano + nexo de causalidade entre; subjetiva- dano + nexo de causalidade + culpa (negligência, imprudência, imperícia);

fundamentação legal: responsabilidade civil objetiva: art. 927, CC, art. 14, caput, do CDC; responsabilidade civil subjetiva: art. 186, do CC e art. 14, §4º, CPC.

– verificar se há alguma súmula do STF ou STJ relevante aplicável para o caso e anotar a referência.

 

3ª dica: LINGUAGEM IMPESSOAL, FRASES CURTAS, ORDEM DIRETA:

1) Faça uso da linguagem impessoal por meio de verbos na 3ª pessoa do singular ou plural. Ex.: “Observa-se”, “Observam-se”, em vez de “Observei” ou “Observamos”.

2) Priorize o uso da linguagem direta, formada pela sequência: Sujeito + Verbo + Complemento.

Analise os dois exemplos:

Ex1:  A responsabilidade dos profissionais liberais é subjetiva e, portanto, depende da demonstração de culpa do causador do dano, conforme o Art. 951 do CC ou o Art. 14, § 4º, do CDC = 😉

Ex2: É subjetiva a responsabilidade dos profissionais liberais, e, conforme o Art. 951 do CC ou o art. 14, §4º, do CDC, depende da demonstração de culpa do causador do dano.

Você consegue perceber que no primeiro exemplo a linguagem é mais direta o que facilita a compreensão da mensagem?

 

4ª dica: EVITE REPETIÇÕES DESNECESSÁRIAS DE PALAVRAS: Lembre-se de usar sinônimos. Por exemplo, se você estiver fazendo referência a algo e tiver utilizado a expressão: “no que tange à/ao”, e quiser fazer outra indicação, você pode optar por: “com relação à/ao”, ou “no que diz respeito à/ao”.

 

5ª dica: Respeite o LIMITE DE LINHAS:

Você tem 150 linhas para elaborar toda a sua peça prático-profissional, e 30 linhas para responder cada pergunta! Respeite esses limites, sob pena de penalização da banca!

 

6ª dica: ESTRUTURA EM FORMA DE TEXTO DISSERTATIVO:

Em suas respostas utilize a estrutura de texto dissertativo, composta por:

  • INTRODUÇÃO: onde você deve fazer, de forma resumida, a apresentação do problema; a identificação do instituto (informando o seu conceito/ origem- se couber).
  • DESENVOLVIMENTO: espaço para a elaboração da fundamentação legal, jurisprudencial e doutrinária (se você se lembrar, e se for relevante) – esse é o “recheio do bolo”!
  • CONCLUSÃO: momento do fechamento da sua resposta com a elaboração da solução do problema.

 

7ª dica: o que fazer se você perceber que começou a responder uma questão na folha errada?!

O que você deve fazer se perceber, por exemplo que começou a responder à questão 1 na folha correspondente à questão 2?!

Fique tranquilo(a)!

Basta você riscar com um traço simples e transcrever a resposta correta observando o número restante de linhas!

Ex.: A responsabilidade subjetiva é aquela caracterizada pela culpa do agente na forma de imperícia

Conforme o edital, tudo que for riscado deixa de ter valor!

Por tanto, se tudo for respondido corretamente dentro do espaço   disponível, a banca corrigirá sem realizar descontos!

 

8ª dica: O QUE FAZER SE VOCÊ PERCEBER QUE ALTEROU A ORDEM DA RESPOSTA DE UMA PERGUNTA COM DESDOBRAMENTOS?

Quando você estiver diante de uma pergunta desdobrada em uma série de questionamentos (A, B e C, por exemplo), e você perceber que inverteu a ordem das respostas (começou pela B, por exemplo, pulando a A), basta que você indique no início da resposta a sequência utilizada, e você não sofrerá nenhuma penalização!

Ex.:

B) Trata-se de responsabilidade de profissional liberal….

A) A reparação do dano é cabível em virtude da configuração….

 

Bom, por enquanto eram essas dicas que gostaríamos de trazer para te ajudar na “hora H”!

Espero que essas orientações sejam úteis pra você!

Fique ligado(a) que em breve traremos mais dicas!

Desejamos muita boa sorte na sua prova neste domingo!

Mantenha seu foco, sua fé e sua determinação!

E muito sucesso na sua carreira, futuros doutores e doutoras!!

Um grande abraço,

 

Professora Tatiana Reinehr

Mestranda em Direito – Políticas Públicas (UniCEUB -2017), possui pós-graduação em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal (ESMPDFT- 2013), e graduação em Direito (UniCEUB – 2001). Professora no ensino superior desde 2005, com ênfase nas áreas direito civil, direito processual civil, direito ambiental, direito urbanístico e técnicas de redação. Advogada atuante na área cível desde 2001, e colaboradora da Defensoria Pública do Distrito Federal nas áreas Cível e Fazenda Pública (2014 a 2016).

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXIX Exame de Ordem!

matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Gran OAB focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *